quinta-feira, setembro 22

Almirante quer ser brigadeiro


VOCAÇÃO - Depois de afundar o JB, Tanure quer derrubar a Varig

O Centenário deu nesta quarta-feira nova lição de como não tratar os negócios do dono. Independente desde quando não havia o divórcio, o jornal reservou a capa do caderno de Economia e uma chamada em duas colunas na primeira página ao assédio do Acionista à Varig.

Até as pedras conhecem o apetite de NT por carne de segunda. Introduzido às altas rodas pela ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, o "empresário" faz fortuna desde o governo Collor com a compra de empresas falidas. Especializou-se em adquirir esqueletos a preço de banana, demitir funcionários, driblar o Fisco e passar o negócio adiante com suculenta margem de lucro. Nas horas vagas, dedica-se à integração da família ao circuito de socialites e emergentes cariocas.

Pela foto publicada no Centenário, vê-se que o Almirante montou um circo mambembe para a apresentação. Diante de cadeiras vazias, o fio do microfone enroscando nas pernas, anunciou um plano de capitalização de US$ 360 milhões, com o investimento imediato de US$ 90 próprios na empresa. Prometeu a volta imediata de 14 aviões, a blindagem do caixa e a preservação de todos os empregos e garantias trabalhistas.

NT teve 28 linhas para defender seu projeto, conta rara para qualquer reportagem econômica. O jornal também publicou elogios de representantes dos funcionários da Varig. A presidente do Sindicato dos Aeronautas teria dito, segundo o JB, que o plano foi o primeiro "que efetivamente apresentou dinheiro com o objetivo de recuperar a empresa aérea". O presidente da Federação dos Trabalhadores da Aviação Civil teria ido além: "O projeto da Docas Investimentos se mostra o mais positivo para os trabalhadores".

Alguém devia recomendar mais cautela aos companheiros. Ou, pelo menos, a leitura de outro jornal. Se o tempo for curto, os sindicalistas podem se ater ao seguinte trecho de matéria publicada no Estado de S.Paulo desta quarta:

"Os recursos existem", disse Tanure, ao ser questionado sobre a origem e a existência do dinheiro. O empresário garante que não haverá demissões e que os trabalhadores poderão optar por receber nos próximos dois anos ações da Varig como pagamento de salário. Nos dois jornais que Tanure controla, no entanto, houve cortes de pessoal após a sua chegada, as dívidas trabalhistas não foram honradas e tramitam contra suas empresas na Justiça dezenas de processos trabalhistas.

Depois de lançar o jornal sem jornalistas, o Acionista pode estar preparando uma nova invenção: a aeromoça PJ.

8 Comments:

At 22 setembro, 2005 03:46, Anonymous Anônimo said...

Nice blog, I have a basic site about buyer of structured settlement payments if you want to check it out. I will bookmark your blog and come back every once in a while to say hi. Take Care!

 
At 22 setembro, 2005 11:11, Anonymous Daniel Dantas said...

E co-piloto estagiário...

 
At 22 setembro, 2005 16:35, Anonymous Anônimo said...

na gazeta a matéria está completa

 
At 22 setembro, 2005 16:35, Anonymous Anônimo said...

na gazeta a matéria está completa

 
At 24 setembro, 2005 13:06, Anonymous Nilton Rodrigues said...

Sentado na minha nuvem, ao lado da Condessa e de Lena Frias, eu sindo o meu cu arder em chamas cada vez que leio esse blog. Como ex colaborador do JB, que durante anos escreveu editoriais para o Jornal, eu sinto nojo do veado mal comido que dedica seu tempo a destilar veneno contra o Jornal do Brasil.

 
At 24 setembro, 2005 13:10, Anonymous Rogério Sganzerla said...

Aqui no céu a companhia é bem agradável. Mas eu estou doido para trazer aqui para cima o canalha, funcionário da ANCINE, que espalhou calúnias a respeito da minha doença quando eu estva para morrer. Helena Ignes há de me vingar...

 
At 26 setembro, 2005 14:18, Anonymous cobra da silva said...

O nível deste blogue está ficando ainda mais baixo que o do próprio JB. Fui. Imprensa marron-cocô numa boa.

 
At 13 dezembro, 2005 22:48, Anonymous cobra da silva said...

Doutor Nelson, já escrevi há bastante tempo, agora podeme pagar aquele almoço.

 

Postar um comentário

<< Home